BRASIL TERÁ QUE CRESCER 3% AO ANO, DIZ SECRETÁRIO DO TESOURO   

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto de Almeida, afirmou que o Brasil terá que crescer a um ritmo de 3% ao ano para conseguir superar os traumas da última recessão. Segundo ele, o País vive uma década perdida devido aos caminhos seguidos pelos governantes e se assemelha a década de 80. 

“A década de 80 ficou conhecida como a ‘década perdida’ porque o PIB per capita cresceu pouco. Nós estamos numa década perdida. Se o Brasil crescer 3% até 2020, vamos recuperar o que produzimos em 2011 e 2012”, comenta. 

No entanto, ele salientou que o Brasil tem capacidade de registrar um crescimento anual de até 4 pontos percentuais, o que poderia antecipar a recuperação econômica mesmo com o número de idosos aumentando consideravelmente. “O Brasil não será mais um país jovem nos próximos 30 ou 40 anos… Os países crescem menos quando ficam velhos”, afirma. 

Para resolver esse problema, ele acredita que deva haver um consenso sobre a reforma da previdência e o estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria. Ele disse também que em 2060, apenas duas pessoas terão que trabalhar como sete para sustentar os aposentados e pensionistas. “Essas duas pessoas terão que produzir o que hoje é produzido por sete”, conclui. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *