NOVA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É CAPAZ DE PREVER CRIMES

Uma Inteligência Artificial (AI) desenvolvida pela Cortica, empresa israelense de segurança, e lançada na Índia, é capaz de impedir atividades criminosas antes mesmo que elas aconteçam. A tecnologia é instalada no sistema de vigilância e procura anomalias comportamentais que indicam sinais de violência. 

O software foi baseado em um sistema de segurança militar e governamental que busca identificar possíveis terroristas em tempo real. A definição de suspeitos é feita através da observação de micro expressões que podem indicar as intenções dos indivíduos mesmo que eles indiquem estar em atividades rotineiras e naturais. 

Pesquisadores criaram o sistema a partir do estudo de cérebros de ratos, onde foi possível descobrir como o córtex reage a estímulos particulares. A partir das descobertas da experiência, eles foram capazes de construir arquivos e modelos matemáticos que simulem os processos realizados pelo cérebro, assim, a AI consegue prosseguir em um aprendizado contínuo e os pesquisadores conseguem identificar e corrigir possíveis erros.  

Em pleno 2018, parece que a realidade está imitando as previsões feitas por diversos filmes de ficção cientifica, e o melhor, ao que tudo indica, com antecedência. O que foi demonstrado em Minority Report,  que previa o uso da AI para prever crimes em 2054, se tornou realidade 36 anos antes, através de um software capaz de combinar dados de câmeras, satélites e drones indianos, com a finalidade de impedir situações criminosas e violentas . 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *