26% DOS BRASILEIROS CONSIDERAM O ENSINO MÉDIO RUIM OU PÉSSIMO

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o movimento “Todos pela Educação” mostrou que 26% dos brasileiros consideram o ensino médio ruim ou péssimo, índice bem acima do que foi constatado na última edição da pesquisa feita em 2013, onde essa porcentagem era de 15%. A percepção do brasileiro em relação ao ensino fundamental também foi negativa, passado de 18% para 27%. 

O levantamento aponta que o percentual de entrevistados que consideram o ensino fundamental ótimo ou bom caiu de 50% para 34% enquanto em relação ao ensino médio os números tiveram um declive de 48% para 31%. Ainda de acordo com os dados, 12% dos brasileiros afirmam que o aluno de ensino médio em escolas públicas está preparado para o mercado enquanto que 23% acham que está despreparado. 

A nova percepção dos brasileiros sobre educação não envolve apenas a sala de aula, mostra também uma maior conscientização sobre a influência escolar no futuro do País. Os dados coletados indicam que 74% concordam totalmente que a baixa qualidade do ensino prejudica diretamente o desenvolvimento do Brasil e que 81% acredita que o problema é a má utilização das verbas destinadas ao setor. 

A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira- Educação Básica foi realizada pelo Ibope Inteligência e ouviu 2 mil pessoas entre 15 e 20 anos em 126 municípios no mês de setembro do ano passado.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *