39% DOS BRASILEIROS ESTÃO ENVOLVIDOS COM EMPREENDIMENTOS   

Um levantamento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicou que 39% da população brasileira tem algum envolvimento com algum tipo de empreendimento. Segundo Davi Andrade, idealizador da consultoria Bússola do Empreendedor, a cultura brasileira de criar bons empregados e não bons empregadores está fazendo com que esse número fique estagnado. 

“Possuímos uma carga tributária alta. Para manter a empresa em boas condições fiscais, o empresário precisa ter um nível de controle muito elevado, com várias declarações e obrigações acessórias. Uma burocracia excessiva, que acaba atrapalhando. A parte humana dos negócios também é mal trabalhada”, comenta. 

No entanto, mesmo com as dificuldades o perfil brasileiro ainda mantém a tradição do empreendedorismo. Dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) indicam que a cada 100 brasileiros adultos, 35 já empreenderam. 

“Não temos uma cultura clara em como lidar com as pessoas e ainda há confusão entre as funções do Departamento Pessoal, responsável pela parte burocrática, e do Recursos Humanos (RH), que cuida do desenvolvimento dos colaboradores e seus relacionamentos”, finaliza. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *