43% ACREDITAM QUE REFORMA DA PREVIDÊNCIA É NECESSÁRIA

Uma pesquisa realizada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) em parceria com o Instituto Ipsos aponta que 43% dos brasileiros acreditam que é necessária uma reforma previdenciária. O estudo, divulgado na terça-feira (12.06), também mostrou que 49% dos participantes acha que a reforma deve ser encaminhada pelo próximo presidente do País. 

Para o presidente Fenaprevi, Edson Franco, os números indicam que a temática está sendo muito debatida e preocupa boa parte da população. Ele também lembra que 38% acreditam que o sistema previdenciário não precisa ser reestruturado e 19% não souberam responder, além de 33% preferirem que o assunto não esteja na agenda do próximo mandatário. 

A pesquisa também mostrou que 51% da população com baixa escolaridade pensa que o sistema de Previdência pública ainda é sustentável, 30% dizem que ele não funciona mais e 48% alegaram desconhecer o assunto. Segundo Franco, essa percepção também é predominante entre aqueles que têm escolaridade superior, com 52% dos entrevistados afirmando que o sistema é sustentável contra 41% que dizem contrário. “O índice demonstra que os indivíduos não compreenderam que o sistema já gasta mais do que arrecada e que está em desequilíbrio”, avalia ele. 

O levantamento foi realizado em abril e contou com a participação de 1.200 pessoas, em 72 municípios diferentes, com idades entre 16 e 60 anos. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.   

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *