60% DAS FAMÍLIAS ESTÃO ENDIVIDADAS

Dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), apontam que 60,2% das famílias dizem estar endividadas em abril. O percentual é um pouco menor do que foi verificado no mês anterior, quando 61,2% das famílias alegava estar nessa situação. 

O índice também é um pouco menor se comparado com o mesmo período do ano anterior quando 62,1% dos entrevistados disseram que tinham algum tipo de dívida em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro ou seguro. O levantamento também mostra que o percentual de entrevistados efetivamente inadimplentes em março se manteve em 25,2%, valor praticamente estável se comparado com o mês anterior, quando estava em 25%, e com o mesmo período de 2017, quando o percentual era de 25,4%. 

Entre os entrevistados, 10,3% das famílias pesquisadas declararam não ter condições de pagar suas dívidas no próximo mês, permanecendo em uma situação de inadimplência, o que significa uma proporção levemente superior a março, quando esse valor era de 10%, e também em comparação com abril de 2017, quando a estimativa era de 10,2%. De acordo com a pesquisa, o número de famílias endividadas diminuiu tanto entre os que recebem uma faixa salarial de até dez salários mínimos quanto na faixa acima de dez salários mínimos.  

A pesquisa foi realizada em todas as capitais brasileiras, com participação de cerca de 18 mil consumidores. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *