8 EM CADA 10 BRASILEIROS DESACREDITAM NOS PARTIDOS POLÍTICOS 

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), mostrou que 8 em cada 10 brasileiros desacreditam nos partidos políticos. Segundo a pesquisa, 77,8% dos entrevistados afirmaram não ter “nenhuma confiança” nesse tipo de instituição política, atingindo o maior índice desde o início da pesquisa.  

No período pré-eleitoral do ano de 2014, 46,4% não confiavam nos partidos e, em 2006, 36,7%. Dentre os principais motivos declarados estão a corrupção existente no meio, a falta de representatividade do eleitor dentro das instituições, além também do pouco espaço para participação do cidadão e a falta de um programa político claro. 

De acordo com Oswaldo Amaral, diretor do Centro de Estudos de Opinião Pública da Unicamp e um dos líderes da pesquisa, os resultados já eram esperados, mas não em tamanha disparidade em relação aos últimos anos. “O aumento da desconfiança é algo que já imaginávamos, mas não com esse crescimento de 2014 para 2018. É totalmente fora do que encontramos em outras pesquisas”, pontua.  

O levantamento foi realizado em parceria com instituições acadêmicas como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de Brasília (UnB). O período de captação ocorreu entre os dias 15 e 23 de março, contando com a participação de 2.500 entrevistados em 26 estados brasileiros , com exceção do Amapá. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *