84% DOS BRASILEIROS DEFENDEM CONTINUIDADE DA LAVA JATO

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha indica que 84% dos brasileiros apoia a continuidade da Operação Lava Jato e 57% defende a prisão de condenados em segunda instância. Os temas ganharam destaque após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que motivou as discussões políticas sobre a validade das condenações em segunda instância 

O levantamento mostra que grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste considera justo que as prisões em segunda instância aconteçam mesmo antes de acabarem seus recursos nos tribunais superiores. O Datafolha divulgou também que 36% dos entrevistados acredita que um condenado só pode ir para o cárcere privado após a conclusão do processo em todas as instâncias possíveis e que 6% não souberam ou não queriam opinar sobre o assunto. 

Mesmo que 12% dos entrevistados acreditem que a Lava Jato já cumpriu seu papel nas investigações de corrupção e deveria ser encerrada, a pesquisa demonstra que o sentimento de impunidade aumentou. Segundo o instituto, 37% dos entrevistados disseram que acreditam que a corrupção vai diminuir após o término da operação, número menor do que o observado em setembro do ano passado, quando o Datafolha indicou que esse percentual era de 44%. 

A pesquisa desenvolvida pelo Datafolha aconteceu entre os dias 11 e 13 de abril, tendo participação de 4,194 entrevistados, distribuídos em 227 municípios brasileiros. A margem de erro para o estudo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.  

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *