ANATEL COMEÇA A BLOQUEAR CELULARES PIRATAS

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começará a bloquear celulares pirateados a partir da quinta-feira (10.05). A medida tem objetivo de restringir o uso de aparelhos que não estão de acordo com a legislação nacional, o que inclui celulares contrabandeados, falsificados e produtos que não estão de acordo com as especificações brasileiras. 

Os bloqueios começarão a ser feitos primeiramente em Goias e no Distrito Federal. Desse modo, todos os celulares irregulares receberão uma mensagem de texto dentro de 24 horas após ativação de sua linha, bloqueando o aparelho na rede, o que impede de fazer ligações e usar a internet móvel. 

A previsão da Anatel é de que esse sistema esteja em funcionamento em todo o território nacional até o fim de 2019. Os celulares que são comprados no exterior vão continuar funcionando normalmente desde que sejam certificados por instituições estrangeiras que são equivalentes a reguladora brasileira. 

A legalidade dos aparelhos será verificada através do número imei que tem um código único em cada celular, sendo inserido pelos fabricantes. Assim, todas as empresas deverão submeter seus modelos à Anatel, que checa se eles estão de acordo com as normas brasileiras. 

A Anatel estima que existam pelo menos 12 milhões de aparelhos ilegais em uso no Brasil. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *