ANATEL UTILIZARÁ FREQUÊNCIA PARA ACELERAR CONEXÕES 4G EM CAPITAIS

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) utilizará frequências de 700 MHz, que eram usadas no sinal analógico, para melhorar o desempenho das conexões 4G em dispositivos móveis. Inicialmente a Anatel está trabalhando para oferecer essa faixa nas capitais brasileiras de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

Isso só é possível por causa do desligamento do sinal analógico no País, que será substituído pelo digital. Depois que isso é feito há uma fase de mitigação das interferências para que não exista um “embaralhamento” desta com outras frequências a fim de que ela possa ser utilizada sem causar problemas. 

Algumas operadoras já estão explorando essa frequência, mas ainda não existe uma previsão sobre quando isso de fato fará diferença para a qualidade das conexões de rede móvel. Juarez Quadros, presidente da Anatel, afirma que tem grandes expectativas de que a velocidade possa ser melhorada com o uso dessa faixa em breve. “Esta frequência permite a transmissão de dados de até 45 Mbps, o que é uma boa notícia para o usuário”, finaliza ele. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *