APLICATIVO É UTILIZADO PARA FRAUDAR CORRIDAS

O aplicativo brasileiro de transportes 99 está sendo usado para fraudar corridas através de contas falsas de passageiros envolvendo motoristas da modalidade POP. O esquema se aproveita de uma regra utilizada pelo aplicativo, que só ceita passageiros que estejam próximos ao motorista. 

A fraude, geralmente realizada em dupla, se baseia em criar diversas contas de passageiros para acionar novas corridas, que são aceitas prontamente pelo motorista envolvido no esquema. Assim, além do motorista receber pagamento integral, também há lucro com descontos e créditos promocionais para passageiros, inclusive em feriados onde a 99 oferece bônus. 

Alguns fraudadores também usam cartões de créditos clonados para aplicar o golpe, através de programas que geram milhares de combinações até encontrar dados válidos. Outras versões mais elaboradas do mesmo golpe, utilizam programas capazes de simular a movimentação de motoristas e passageiros, fazendo o aplicativo 99 entender que existe uma corrida real em andamento. 

Através desse esquema, os motoristas envolvidos ganham cerca de quatro vezes mais do que a média da categoria, alguns chegam a receber R$ 7 mil em apenas um final de semana. Além disso, plataformas como o Facebook e WhatsApp são utilizadas para divulgar o golpe e vender o chamado “kit fraude”, que é composto por contas de usuários, carteiras de habilitação com permissão para exercer atividade remunerada, chips de celular e números de CPF falsos, por apenas R$ 350. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *