ARMAS DE FOGO 3D SÃO APROVADAS NOS EUA 

Após uma disputa judicial de cinco anos, a Defense Distribution conseguiu firmar um acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos que lhe permite distribuir oficialmente os arquivos CAD para impressão de armas de fogo 3D. O acordo, que foi assinado em abril, autoriza a disponibilização dos arquivos para o público de maneira ilimitada e sem restrições. 

Os arquivos CAD também não estão sujeitos aos critérios de exportação impostos pelo International Traffic in Arms Regulations (ITAR). De acordo com Cody Wilson, criador da arma, essa disponibilização surge como forma de oficializar uma distribuição ilegal que já está ocorrendo há muitos anos via dark web ou mesmo em sites de torrent, com a diferença de que agora esses arquivos são públicos e podem ser baixados pelo site da Defense Distribution.  

A aprovação gerou diversas críticas e preocupações baseadas, principalmente, no fato de que as armas podem ser fabricadas facilmente e são acessíveis para qualquer pessoa que tenha uma impressora 3D. Além disso, as pistolas 3D não são facilmente identificáveis e são mais difíceis de rastrear, sem que seus donos precisem de qualquer atestado de liberação ou testes psicológicos, como é convencionalmente exigido.  

Outra preocupação é de que a disponibilização dos arquivos via web pode interferir na chegada dos itens em outros países, onde o porte de arma ainda não é liberado para a população em geral. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *