BANCO MUNDIAL LIBERA U$ 200 BI PARA O CLIMA

O Banco Mundial anunciou, nesta segunda-feira (03.12), durante a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) que irá disponibilizar um montante de U$ 200 bilhões para ações climáticas. De acordo com Kristalina Georgieva, presidente do Banco Mundial, a metade desse dinheiro sairá dos cofres do próprio banco e o restante virá de financiamento combinado e de capital privado mobilizado pela entidade.

Segundo ela, U$ 100 bilhões serão utilizados para “construir casas, escolas e infraestruturas melhor adaptadas, e investir em agricultura inteligente, gestão sustentável de água e redes de segurança social. Cabe a cada um de nós fazer tudo o que pudermos para lidar com as mudanças climáticas. Se não o fizermos, nossos filhos e netos não nos perdoarão”.

Nesse cenário, os países mais ameaçados pelas catástrofes climáticas deverão pedir mais compromissos das nações do Hemisfério Norte, nesta segunda-feira. Os presidentes dos Estados particularmente vulneráveis, como Honduras e Bangladesh, participarão do encontro.

Segundo o presidente da delegação, o etíope Gebru Jember, “o grupo dos PMA (Países Menos Avançados) representa quase um bilhão de pessoas. Elas são as menos responsáveis pela mudança climática, mas as mais vulneráveis a suas consequências”.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *