BC SE MANTÉM OTIMISTA APÓS ELEIÇÃO

O Banco Central divulgou uma nota nesta ter-feira (05.11) após último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) dizendo que o mercado reduziu o nível de incerteza econômica após o resultado das eleições. De acordo com o Banco, o principal fator responsável por essa diminuição da incerteza é a grande possibilidade da realização de reformas estruturais.

“A diminuição de incertezas no âmbito doméstico produziu redução dos prêmios de risco embutidos nos preços de ativos brasileiros. E, por isso, o BC ainda prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural”, diz o texto.

Segundo o Copom, “o estímulo da economia depende das condições da conjuntura, em particular, das expectativas de inflação, da capacidade ociosa na economia, do balanço de riscos e das projeções de inflação. Em especial, a provisão de estímulo monetário requer ambiente com expectativas de inflação ancoradas”, informa.

Quanto às reformas, o comitê afirmou que elas auxiliam no bom desenvolvimento da política monetária, além de possibilitar a redução da taxa de juros estrutural da economia. “O Comitê ressalta ainda que a percepção de continuidade da agenda de reformas afeta as expectativas e projeções macroeconômicas correntes”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *