BIOCHIPS DISPENSAM USO DE CARTÕES E SENHAS

O uso do biochip que dispensa chaves, cartões de crédito e até mesmo senhas, já é uma realidade para muitos brasileiros, sendo que já é possível comprá-lo através da internet por um preço bem acessível. A Project Company por exemplo, uma das empresas que produz e comercializa o implante no Brasil, vende biochips a partir de R$ 349. 

O dispositivo executa suas ações através do Near Field Communication (NFC) que permite a troca de dados em curtas distâncias através da comunicação sem fio. Segundo Antonio Dianin, executivo-chefe da Project Company, a maioria dos smartphones já possui essa tecnologia, assim também como algumas maquinas de pagamento que oferecem o recurso. “Eu uso muito para compartilhar meu cartão de visita, encosto o implante no smartphone da outra pessoa e aparecem os meus contatos e meus perfis em redes sociais”, afirma. 

Em geral, o biochip é composto por uma parte criptografada, onde ficam as senhas e os códigos de acesso e outra memória semelhante a um pen drive, que é responsável por armazenar arquivos como cartões de visitas.  A inserção do implante fica por conta do usuário, que pode procurar um profissional especializado na colocação de piercings ou pessoas capacitadas pelas empresas que produzem o material. 

Geralmente esse implante é colocado sob a pele na mão esquerda, entre os dedos polegar e indicador.  Josemar Moura, que realiza o procedimento no local de trabalho ou na casa do cliente, em São Paulo, explica que o local é geralmente escolhido por ter poucas terminações nervosas, o que facilita a inserção. “Nem precisa de anestesia, porque a região não muito sensível e a picada é rápida. Você sente um beliscão forte. Acho que a agulha assusta mais do que a dor”, explica. 

O próximo passo para o avanço da tecnologia é a adaptação de casas, veículos e empresas. Para isso, plaquinhas de NFC deveriam ser importadas e instaladas nesses lugares, o que ainda deve demorar alguns anos para acontecer. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *