CCT AVALIARÁ ATUAÇÃO DE FINEP EM 2018

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) analisará a atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em 2018. O requerimento foi aprovado pela comissão na terça-feira (27.03). 

O Finep é uma empresa pública que é responsável por estimular o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos, entre outras instituições. A empresa foi criada na década de 60 e se tornou a grande responsável pela promoção do desenvolvimento econômico e social do País. 

Segundo o Regimento Interno do Senado, as comissões devem escolher anualmente até o mês de março, uma política governamental para ser reavaliada e melhorada. A temática foi sugerida pelo presidente da comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA), que criticou a contenção de gastos no setor de pesquisa e afirmou que isso era ruim para o desenvolvimento do Brasil.

“É importante, neste momento de dificuldades orçamentárias grandes para financiamento das pesquisas, da ciência e da tecnologia, por que não fazer a avaliação dessa política pública, chamar os dirigentes da Finep para audiências públicas para se observar o que tem a Finep financiado, já que tem recursos suficientes para esses financiamentos?”, declarou. 

O relator dessa avaliação será o senador Waldemir Moka, do PMDB-MS. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *