CHINESES SÃO VIGIADOS POR DRONES QUE PARECEM PÁSSAROS  

Mais de 30 agências militares da China estão utilizando drones em forma de pássaros para monitorar a população em ao menos cinco províncias do país. Segundo informações do South China Morning Post, os equipamentos são capazes de bater as asas como se fossem aves reais através de um motor elétrico. 

O programa responsável pelos drones possui o codinome “Dove” e é comandado por Song Bifeng, que é professor da Universidade Politécnica do Noroeste, em Xian, e possui experiência no desenvolvimento de caças. Os dispositivos de monitoramento são equipados com GPS, câmera de alta definição, um sistema de controle de voo e podem estabelecer um link de dados com satélites em órbita. 

De acordo com Yang Wenqing, que é um dos cientistas que integram o projeto, apesar de poucos drones como esse estarem em operação no momento, existe a possibilidade de adoção em larga escala. Ele acredita que o sistema de vigilância traz inúmeras vantagens tanto para os militares quanto para a população em geral. 

A medida de vigilância faz parte de um sistema de pontuação implementado pelo governo Chinês, chamado de Crédito Social.  Através dele, os cidadãos do país são avaliados conforme seu comportamento rotineiro e recebem notas, que podem ser negativas ou positivas e interferem em seu acesso à serviços específicos.  

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *