CIBERCRIME MIRA SISTEMA INDUSTRIAL

Uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab indicou que os computadores do sistema de controle industrial (ICS) estão entrando na mira do cibercrime. De acordo com a empresa, 40% de todos os ICS protegidos por soluções da companhia sofreram ataques de softwares mal-intencionados pelo menos uma vez durante o primeiro semestre deste ano.

O que mais chamou a atenção dos pesquisadores da Kaspersky foi o fato de que os ataques cibernéticos a esse tipo de computadores estão aumentando no decorrer dos anos. Segundo informam os dados, o número aumentou de 36,61% no primeiro semestre de 2017 para 37,75% no segundo semestre, o que resultou nos 40% deste ano.

O país que mais sofreu com cibercriminosos foi o Vietnã, com 75,1% dos computadores ICS atacados, seguido da Argélia, com 71,6%; e o Marrocos, com 65%. Nesse cenário, os menos atacados foram a Dinamarca, com 14%, seguida pela Irlanda com 14,4% e pela Suíça, com 15,9%.

Para Kirill Kruglov, pesquisador de segurança na Kaspersky Lab, “a porcentagem de ataques cibernéticos em computadores com ICS é uma preocupação. Nosso conselho é prestar atenção à segurança dos sistemas desde o início de sua integração, quando os elementos dos sistemas são conectados pela primeira vez à Internet: negligenciar as soluções de segurança neste estágio pode levar a consequências terríveis”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *