CONFIANÇA DO CONSUMIDOR É A MAIOR EM QUATRO ANOS

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado nesta quarta-feira, 31, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que o nível de confiança do consumidor chegou ao maior número em quatro anos, chegando em 110,6 pontos em outubro, uma alta de 4,4% em relação a setembro. Segundo o índice, o nível ficou acima da média histórica de 107,7 pontos.

De acordo com o economista da CNI Marcelo Azevedo, a notícia anima os especialistas. “A recuperação da confiança do consumidor é uma ótima notícia. Com o tempo, se reverterá em um aumento do consumo, um passo fundamental para a recuperação da atividade industrial, dos investimentos e do emprego”, afirma.

A maioria dos níveis do Inec registraram aumento no mês de outubro, em comparação com setembro. Nesse cenário, a maior alta no mês é o índice de situação financeira (8,9%), onde as pessoas indicam que estão notando uma melhora na sua situação financeira. No entanto, o índice de expectativas de compras de bens de maior valor, que teve queda de 0,3%.

“Apesar da melhora da confiança, o consumidor ainda está cauteloso para comprar bens de maior valor, porque isso envolve um comprometimento maior da renda ao longo do tempo. Com a redução da incerteza e a continuidade da melhora das condições financeiras, o consumo desse tipo de bem deve aumentar”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *