CONSCIÊNCIA DIGITAL É SAÍDA PARA DRIBLAR MANIPULAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O influenciador digital Fabio Pereira afirmou que a consciência digital é o segredo para vencer a manipulação da inteligência artificial. De acordo com o especialista, os algoritmos por muitas vezes acabam tomando decisões “no lugar” dos usuários físicos, limitando suas opções de escolha.

“Os algoritmos podem ser usados tanto para coagir quanto para persuadir os usuários. A diferença é que, quando coagimos uma pessoa, ela faz algo que não quer. A persuasão digital, por sua vez, é entender o que as pessoas precisam e fazer o que elas querem”, comenta.

Para encontrar um equilíbrio sadio neste cenário tecnológico, Pereira indica o usuário a estimular sua consciência digital. Nesse cenário, ele diz que é preciso ter pensamento crítico, ter empatia nos meios eletrônicos e gerenciar o tempo destinado a redes sociais.

“Com tamanho poder na decisão das pessoas, a ética e a moral dos robôs também passaram a ser estudadas. Um carro autônomo, por exemplo, pode ter de decidir entre atropelar três pessoas ou bater em um muro e prejudicar motorista e passageiro. O que o sistema concluiria?”, finaliza.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *