CONSULADO DOS EUA NO RS DETALHARÁ PROGRAMAS CULTURAIS, DE ESTUDO E TIPOS DE VISTOS

Em junho de 2017 o consulado dos Estados Unidos abria as portas para os cidadãos gaúchos, mais uma vez. Ao longo desse pouco mais de um ano de atuação algumas dúvidas persistem, especialmente sobre a retirada e tipos de vistos, e os programas culturais e de estudo oferecidos pelo consulado.

Para trazer um panorama da atuação do primeiro ano do consulado dos EUA em Porto Alegre e esclarecer essas dúvidas, o Instituto Cultural Norte-americano promove evento com o diretor da Seção de Imprensa, Educação e Cultura, John C. Jacobs.

O evento, que ocorre na terça-feira (10/07), a partir das 8h, na Amcham-Porto Alegre (Rua Dom Pedro II, nº 861, 8º andar), faz parte da semana de comemorações dos 80 anos do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano.

Primeira instituição a oferecer curso do inglês no Rio Grande do Sul, o Cultural programa uma série de comemorações para marcar seus 80 anos, em julho.

Criado em 14 de Julho de 1938, o Instituto Cultural Brasileiro Norte-americano foi idealizado inicialmente para promoção de atividades culturais como exposições de artes plásticas, peças de teatros, dança, música, além da criação de uma biblioteca. Mas havia um elemento que impedia a aproximação maior entre as pessoas e o instituto: a língua inglesa. Foi então que a instituição passou a oferecer cursos de inglês, tornando-se uma referência neste segmento no Rio Grande do Sul.

Para marcar os 80 anos, o Instituto Cultural promove em julho uma série de eventos que envolve o meio empresarial, político e da sociedade em geral. Os eventos acontecerão na semana de aniversário, entre os dias 9 e 13 de julho.

Atualmente, o Cultural é a única instituição de Ensino no Estado que possui chancela oficial da Embaixada dos Estados Unidos (EUA), possibilitando que o aluno faça testes de proficiência da língua inglesa, além de aconselhamentos para estudos nos EUA através do Education USA.

Além disso, o Instituto Cultural, em parceria com a Embaixada Americana e o Consulado dos EUA em Porto Alegre mantém o programa English Access, desenvolvido pelo Departamento de Estado Norte Americano e que em parceria com o Instituto Cultural oferece bolsas de estudo de inglês para jovens de baixa renda.

(fonte: Vinicius Spindler – Assessoria de Imprensa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *