CONSUMO EM TECNOLOGIAS NA ÁREA DE NEGÓCIOS ULTRAPASSARÁ TI EM 2019

Através do relatório Worldwide Spending Guide: LOB, a International Data Corporation (IDC) prevê que os gastos relacionados com a tecnologia na área de negócios ultrapassará os gastos do departamento de Tecnologia da Informação (TI) já em 2019. Segundo o levantamento, os investimentos dos setores já  se igualarão em 2018, isso porque  50,5% deles virão do orçamento de TI, enquanto 49,5% serão de outros ramos. 

Os números informam que as empresas deverão gastar um total de US$ 1,67 trilhão em tecnologia incluindo hardware, software e serviços nesse ano. Grande parte desse montante inclui financiadas realizados por compradores de linha de negócios (LOB) e projetos de shadow IT, sem o envolvimento de setores de TI 

Esse fenômeno pode ser explicado pelo crescente interesse das empresas pela transformação digital que resulta em novos modelos de negócios. Segundo Eileen Smith, diretora e analista da IDC, essas modificações estão fazendo com que os gastos em tecnologia migrem do TI tradicional para o LOB.“À medida que as funções empresariais em todo o mundo adotam as tecnologias de terceiros para acelerar as vendas, permitir novos modelos de negócios e aumentar a receita, os líderes dessas funções buscam direcionar a tomada de decisões e gerenciar o orçamento desses investimentos”, explica. 

Os gastos direcionados ao LOB apresentam um ritmo de aceleração maior do que é observado no TI há vários anos. Os dados do levantamento também indicam que entre 2016 e 2021, a taxa anual de crescimento composta por gastos referentes ao LOB será de 6,9%, enquanto os gastos relacionados com o TI devem permanecer em modestos 3,3%. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *