REAL É SEGUNDA MOEDA QUE MAIS DESVALORIZOU NO MÊS

O real é a segunda moeda que mais perdeu valor frente ao dólar desde o início desse mês de junho, perdendo 4,20% de seu valor até a quinta-feira. A desvalorização da moeda brasileira ficou atrás apenas do dólar da Libéria, que caiu 4,40%. 

O levantamento foi elaborado pelo economista da Austin Rating, Alex Agostini, que considerou a atuação de 140 moedas que estão na base de dados do Banco Central (BC). Além do real, no ranking das moedas que mais perderam valor também estão o peso mexicano (-3,90%), o rand, da África do Sul (-3,50%) e o dólar da Namíbia (-3,50%). 

Em relação ao acumulado no ano, o real é a quinta moeda que mais desvalorizou frente ao dólar, caindo 15,2% desde janeiro. A moeda perdeu apenas para a lira turca (-15,6%), o peso argentino (-24,4%), a kwanza (-30,6%) e a nova libra sudanesa (-61,3%). 

Esse cenário está preocupando o mercado brasileiro, que teme que as perdas no real fiquem ainda maiores. Como tentativa para conter a forte desvalorização o BC aumentou a intervenção no mercado de câmbio, porém até o momento a medida não foi suficiente para frear a alta da moeda norte-americana. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *