ELEIÇÕES NOS EUA TERÃO VOTO PELO CELULAR   

A CNN informou que alguns eleitores dos Estados Unidos poderão escolher os novos membros do Congresso através do celular, pela primeira vez na história. A medida vale para nativos do estado de West Virginia e apenas para um seleto grupo de pessoas, em especial membros das Forças Armadas que estejam em missões fora dos EUA. 

A votação acontece através do aplicativo Voatz, onde o usuário tira uma foto do seu documento de identificação e depois registra uma selfie. Na sequência eles poderão realizar o seu voto. 

No entanto, a pesquisadora de segurança e privacidade Sarah Jamie Lewis, da organização Open Priva, desconfia de falhas que possam existir no dispositivo. Segundo ela, o blockhain do aplicativo pode não ser seguro.  “Apesar da biometria e do fato de que você tem que estar no exército para se inscrever, toda a integridade do voto está nas mãos de uma empresa privada e um blockchain tão fraco que realmente não é um blockchain de verdade”, explica. 

Joseph Lorenzo Hall, porta-voz do Centro de Democracia e Tecnologia, uma organização sem fins lucrativos do EUA, também criticou o processo. São pessoas votando pela internet em dispositivos terrivelmente inseguros, nas nossas redes horríveis, em servidores que são muito difíceis de proteger sem um registro físico em papel da votação”, conclui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *