EMPREENDEDORISMO ENFRENTA 4 PRINCIPAIS DESAFIOS NO PAÍS

Um relatório divulgado pela Endeavor indicou os principais desafios para acelerar o empreendedorismo no Brasil. De acordo com Rodrigo Brandão, gerente de políticas públicas da instituição, os principais desafios são aprovação da reforma tributária; simplificação de abertura, regularização e fechamento de empresas; facilidade no acesso a capital e redução do tempo de aprovação de propriedade intelectual.

“Atualmente, as empresas têm um cadastro na Receita Federal e outros nas Fazendas dos estados e municípios. O cadastro fiscal único teria potencial para agregar todos que estão distribuídos entre essas esferas. Outra aposta é na revogação de normas tributárias contraditórias”, explica.

Nesse cenário, uma pesquisa recente produzida pelo Banco Mundial o Brasil é o 184º pior país do mundo em relação ao pagamento de tributos, ou mais especificamente, 86% das empresas brasileiras, incluindo escritórios de contabilidade, operam com alguma pendência. Para Brandão, esse é ainda o principal desafio a ser combatido.

Como a nossa legislação tributária muda muito, é comum que uma norma esteja em conflito com a outra. Se conseguirmos mapear essas contradições, diminuiremos muito as dúvidas geradas pelas orientações controversas”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *