EMPRESA CRIA TECNOLOGIA CAPAZ DE INFORMAR DOENÇAS POR MEIO DE APLICATIVO

A empresa de biotecnologia Mammoth Bioscienes está trabalhando na criação de um produto do tamanho de um cartão de crédito que será capaz de detectar uma série de doenças através de um aplicativo. O aplicativo se baseia no método Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats (CRISPR), que se refere a repetições na cadeia de DNA. 

A ideia do projeto é utilizar o CRISPR para editar trechos de DNA, os reprogramando como forma de compreender seu funcionamento. Em uma entrevista concedida ao The Verge, a cofundadora da Mammoth Bioscienes,  Jennifer Doudna, afirmou que a proposta da empresa é estender essa tecnologia também para diagnosticar doenças em plantas e animais. “Quando penso em CRISPR, realmente penso em um mecanismo de pesquisa para a biologia”, declarou. 

Com esse sistema a empresa será capaz de detectar o código genético que pertence as doenças, podendo chegar mais facilmente a um diagnóstico preciso. O diagnóstico é feito através da coleta de sangue, saliva ou urina, com isso, o sistema utiliza enzimas que conseguem quebrar uma sequência de DNA ou RNA, após introduzindo moléculas que indicam se existem células infectadas. 

Através dessa técnica os cientistas já conseguiram descobrir algumas doenças como zika, dengue, HPV, além de mutações que podem levar ao câncer. Com o uso do cartão, as pessoas poderão “receber os sinais” das moléculas invasoras e saberem se estão doentes através do aplicativo.

(Equipe do site) 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *