ENFRAQUECIDO, CAIU REINALDO AZEVEDO, O ANTI-LAVA JATO – por Diego Casagrande

Eu sempre gostei dos textos e falas do jornalista Reinaldo Azevedo desde os tempos da finada revista Primeira Leitura. Não necessariamente para concordar. Aliás, muito para discordar, embora sem dúvida existam pontos de convergência.

Ocorre que Reinaldo Azevedo é um jornalista com vertente de pensamento tucano, defensor intransigente dos tucanos, e isso já diz tudo.

De uns tempos para cá Reinaldo Azevedo tornou-se um dos mais ferozes combatentes contra a Lava Jato. Falava em “estado policial” e chamava a maior operação contra a corrupção da história de “fora da lei”.

Lembro que em fevereiro eu estava no Aeroporto de Montreal (Canadá) aguardando o voo e ouvindo no smartphone “Os pingos nos is”, programa que ele apresentava no fim de tarde até ontem na Jovem Pan. Fiquei impressionado com a forma sabuja como ele “entrevistou” o ministro do STF Gilmar Mendes, sabidamente um crítico da Lava Jato e que recentemente soltou o delinquente Eike Batista.

Mesmo sendo simpático e apoiador das ideias e ações anti-Lava Jato de Gilmar Mendes, seria de bom tom que Reinaldo mantivesse o mínimo de distanciamento para fazer uma boa entrevista, uma boa reportagem. Não foi o que aconteceu. Foi uma conversa de viés trocado, onde o jornalista mais parecia um ajudante de ordens do ministro.

Justamente quando o combate à corrupção chegava próximo dos líderes do PSDB, Reinaldo passou a atacar sistematicamente o juiz Sérgio Moro e Deltan Dall´Agnol, além de rotular  de “direita xucra” todos aqueles que de alguma forma questionavam suas posições e, sobretudo, sua mudança repentina.

Uma lástima, embora em um regime democrático ele tenha o direito de pensar e se expressar como bem entender.

Nos mais recentes capítulos Reinaldo Azevedo disse que Temer era “vítima de uma conspiração”, como se estivéssemos falando de um homem probo que não vinha recebendo propinas da JBS há 7 anos, conforme a delação premiada informa em pormenores.

Por conta disso tudo, notei que já não havia vídeo do Reinaldo no YouTube que tivesse o espaço para comentários aberto. Era sempre fechado, em razão dos xingamentos dos ouvintes e leitores.

É de se lamentar, mas Reinaldo Azevedo vinha se esvaindo nos espaços que ocupava.

Depois de declarar guerra contra Joice Hasselmann após uns vídeos em que ela o criticava, ele também detonou Diogo Mainardi e recebeu de volta um tweet “Vai dar a bunda, Reinaldo”. Irritadíssimo, fato que vinha sendo verificado há meses, acabou expondo uma troca de e-mails pessoais entre ambos.

Ontem, Reinaldo Azevedo caiu.

Flagrado em conversa telefônica com Andrea Neves, irmã de Aécio que agora está presa por corrupção, a situação ficou insustentável. No áudio, ele critica a própria revista Veja pela reportagem sobre Aécio e também o Procurador-Geral da República, além de pedir uma nota sobre o tucano para publicar em seu blog (até ontem hospedado na Veja).

Não há nada de mais na conversa, além da já sabida aversão de Reinaldo à Lava Jato. As próprias autoridades deixaram isso claro. Aos menos nas gravações que tivemos acesso. Há quem diga que ninguém, absolutamente ninguém resiste a uma quebra de sigilo telefônico, pois as pessoas conversam coisas e usam termos que não usariam publicamente.

Na gravação de Reinaldo com Andrea, não há qualquer crime e é direito dele falar o que quiser com quem quiser. Ocorre que a gravação vazou e foi parar no site BuzzFeed. Em um primeiro momento o vazamento foi atribuído à PGR e PF, que negaram o fato em nota, o que era verdade. Agora sabemos que o STF liberou o sigilo de mais de 2000 gravações e a conversa de Reinaldo estava entre elas.

O jornalista imediatamente reagiu pedindo demissão da Veja e da Rádio Jovem Pan, além de denunciar abusos da Lava Jato. Curiosamente, muitos que o chamavam de “vendido” nas redes sociais ontem prestaram solidariedade pública.

Mas era para tanto? Precisava pedir demissão? Fato é que Reinaldo já vinha enfrentando péssimos momentos com os ouvintes e leitores. Talvez isso fosse acontecer cedo ou tarde, mas o episódio que escancarou sua ligação com o PSDB e Aécio Neves e o deixou sem chão serviu de catalizador.

O STF precisa explicar a razão de estes milhares de áudios terem sido liberados. Erro? Deliberado? E o sigilo pessoal a que todo o cidadão tem o direito?

Jornalistas têm o direito à preservação do sigilo das fontes, mas isso não dá o direito de jornalistas combinarem crimes com pretensas “fontes”. Não foi o caso nas gravações que tivemos acesso. A conversa realmente não tem nada de mais, além da já sabida aversão de Reinaldo contra a investigação.

Leandro Ruschel, que tem muitos seguidores na internet, escreveu: “Para os teóricos da conspiração na área, o STF não liberaria 2200 áudios que não deveriam ter vindo a público só para desmascarar o Reinaldo. Até porque depois dos últimos textos dele, não precisaria disso para desmascará-lo, qualquer pessoa com dois neurônios já sabia que ele está trabalhando na defesa dos políticos bandidos, especialmente dos tucanos. Além disso, seria muito mais fácil para um Ministro do STF que quisesse queimá-lo, ou mesmo para um integrante da PGR vazar o áudio para algum dos milhares de inimigos do sujeito na imprensa do que liberá-lo ‘oficialmente’.

E Ruschel continua:

“Talvez esteja em curso no Brasil a maior campanha de desinformação da história. A delação da JBS, apesar dos erros e manipulações da PGR, é uma bomba nuclear na cabeça do establishment político brasileiro. Eles estão unidos e retaliando com todas as armas que têm, buscando tomar conta da narrativa na imprensa para derrubar a delação. Usam o antipetismo da população para justificar os crimes do PMDB e do PSDB. Ainda não ficou claro que eles formam uma grande quadrilha JUNTO com o PT? Precisamos defender a prisão de todos os envolvidos e o rápido andamento dos processos em aberto. Sem uma gigantesca pressão popular, nada disso acontecerá.”

Concordo com Ruschel.

O episódio envolvendo Reinaldo Azevedo não pode suscitar aquilo que os bandidos brasileiros querem: frear a Lava Jato. Eventuais erros e excessos podem e devem ser criticados, sem perdermos o foco no que importa, o combate ao crime organizado. Certamente o fato passará a integrar a narrativa contra a tentativa de se desmontar a maior e mais ousada ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA que já habitou nossas plagas.

 

16 comentários em “ENFRAQUECIDO, CAIU REINALDO AZEVEDO, O ANTI-LAVA JATO – por Diego Casagrande

  • Diego, nunca me manifestei em sua página, essa a primeira para parabenizar suas colocações lúcidas e objetivas a esse respeito. Parabéns!

    Resposta
  • Diego, ouvi a entrevista do Reinaldo na Rádio gaúcha e agora lendo teu post passei a entender melhor o perfil desse cara. Infelizmente, jornalismo com imparcialidade está uma raridade. Parabéns pela clareza de posicionamento.

    Resposta
  • B tarde

    Seu comentário mostra um vies psicológico interessante. Acusar em outras pessoas o que somos. Também dizem que pessoas de esquerda fazem isso – de modo intencional. O Deltan já avisou na Folha que entre quem entrar vai continuar na alça de mira dele – até que…… Coloquemos algum representante da brava Força Tarefa, que se comparou aos Intocáveis outro dia nos EUA. Ridiculo a parte, quem será o Elliot Ness, e o Al Capone?

    Resposta
    • O Reinada perdeu o trono, é? Cair não pode, ele já estava no chão faz tempo.

      Resposta
  • Seu texto é oportunista e tendencioso. Ao afirmar coisas sobre o outo, fala de você, nada alem disso.

    Resposta
  • Diego, eu vi somente uma entrevista feita por Reinaldo na Jovem Pan em que ele não deixava o entrevistado falar e só queria impor sua opinião. Só com esta entrevista já deu para perceber a falta de profissionalismo.

    Resposta
  • Eu acompanhei durante um bom tempo lendo e ouvindo Reinaldo Azevedo. Como devo ser de inteligência mediana fui notando aos poucos a mudança do discurso do mesmo à medida em que os tucanos foram cutucados pela Lava Jato. Ultimamente ele assemelhou-se ao Kajurú beirando ao bipolar.

    Resposta
  • Boa noite.
    O reinaldo esta muito enfraquecido mesmo coitado, tem um programa na RedeTV! milhares de pessoas assistiram pelo youtube, seu blogo será hospedado na pagina da RedeTV que fica no UOL!!!! Esse Reinaldo é mesmo um fraco.

    Resposta
  • Cara, você se considera um jornalista? Nunca vi alguém tão ruim ! Quer um conselho? Vai ler a constituição! Que sabe depois disso você melhora um pouquinho.

    Resposta
  • Enfraquecido será, Diego? Recém assinou com a tua mesma emissora. Tocará um programa no horário mais nobre do rádio e que deverá ser o campeão de audiência.
    Gosto das tuas opiniões, mas algumas delas são tomadas exclusivamente pela emoção, ao contrário do Reinaldo.

    Resposta
  • O Reinaldo Azevedo andava insuportável. Não não conseguia mais ter paciência em ler as milongas dele.

    Resposta
  • ENFRAQUECIDO, CAIU REINALDO AZEVEDO, O ANTI-LAVA JATO – por Diego Casagrande – Opinião Livre Sempre tive medo de Falar em Público, até fazer o Curso Online Como Falar em Público, agora consigo fazer excelentes palestras! Estou indicando a Meus Amigos, e Se você também tem este problema, Acesse: https://goo.gl/sXXs6z e Saiba Mais!

    Resposta
  • My buddy and I had been just talking about this particular issue, she is continually wanting to prove me completely wrong! I am going to present her this blog post not to mention rub it in a little!
    cheap stuart weitzman http://www.ebaoy.co.uk

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X
Assine nossa Newsletter