ESTUDO MOSTRA PROBLEMAS DO E-COMMERCE

A pesquisa intitulada Consumer Propensity Study, realizada pela SAP, procurou identificar quais os principais problemas que fazem os consumidores desistirem do e-commerce. O levantamento foi realizado com mil compradores de produtos pela internet que residem no Brasil, entre janeiro e julho de 2018.

De acordo com Jaime Muller, Chief Operating Officer (COO) da SAP Brasil, as pessoas optam pela compra online motivados pelos descontos nos preços e também pela comodidade. Nesse contexto, ele afirma que a empresa que conseguir oferecer as melhores alternativas nesse quesito irá ganhar a confiança do consumidor.

No entanto, os empresários devem estar atentos também nos problemas que as pessoas relataram como sendo os fatores determinantes para desistirem das compras online. Sendo assim, 60% dos entrevistados afirmaram que as empresas precisam melhor o sistema de trocas e devoluções, 41% acredita que é necessária uma loja física onde ele possa experimentar o produto e 49% quer mais investimento em chatbots disponíveis 24 horas por dia para sanar dúvidas.

Entre as principais questões determinantes para as desistências das compras estão o alto custo do frete (70%), valor mais baixo em outros sites (41%), estoque indisponível (36%), prazo de entrega longo (39%) e falta de promoções (36%). Além disso, 15% dos entrevistados reclamaram da necessidade de efetuar um cadastro para realizar a compra.

(Equipe do site)

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