FACEBOOK VERIFICARÁ FAKE NEWS NO BRASIL

O Facebook anunciou na quinta-feira (10.05) que irá lançar um programa para verificação de notícias falsas, as populares fake news, no Brasil. As agências Lupa e Aos Fatos serão responsáveis pela checagem e classificação das publicações. 

As agências de checagem terão acesso a todas as publicações que os usuários do Facebook denunciarem como sendo falsas e posteriormente irão fazer uma triagem sobre a veracidade dos fatos compartilhados. De acordo com a rede social, a proliferação de notícias falsas diminuiu em 80% nos Estados Unidos desde que a ferramenta foi posta em prática.  

Caso a denúncia de fake news se confirme, as notícias terão sua distribuição limitada e dependendo da situação a página poderá ter sua opção de impulsionar notícia bloqueada, fazendo com que menos usuários tenham acesso àquele conteúdo. Se mesmo assim a página continuar compartilhando conteúdos falsos de forma repetitiva o alcance de suas publicações também reduzido.  

Essa é mais uma das iniciativas da rede social para recuperar sua credibilidade após o escândalo de vazamento de dados de 87 milhões de usuários pela consultoria política Cambridge Analytica, contratada para atuar na campanha do presidente americano Donald Trump. Claudia Gurfinkel, líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para a América Latina, destaca a importância da medida no momento eleitoral vivido no Brasil. 

“Um dos nossos pilares hoje é ter uma comunidade bem informada. Sabemos que um dos aspectos mais significativos das notícias falsas é o econômico – com agentes que buscam atrair leitores para faturar com anúncios em seus sites. Cortar a monetização é uma forma de coibir essa prática. Para nós, é muito importante lançar esse programa no Brasil às vésperas das eleições”, finaliza. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *