FRAUDE FINANCEIRA AFETA MAIORIA DAS EMPRESAS NO ÚLTIMO MÊS

O mais novo estudo da Fortinet, realizado pelo FortiGuard, que é o laboratório de inteligência de ameaças da companhia, indicou que a maioria das empresas sofreu algum tipo de ataque relacionado com fraudes financeiras nos últimos 30 dias. De acordo com Douglas Santos, Estrategista de Segurança da Fortinet e responsável pela pesquisa, as ameaças de phishing malspam ficaram em primeiro lugar no Brasil com 17,64% de detecções.

“Os criminosos cibernéticos estão usando não apenas o desenvolvimento ágil, mas também a automação para promover esses ataques financeiros específicos. As organizações precisam combater com automação própria, utilizando o aprendizado de máquina para entender e até mesmo para prever as últimas explorações dos maus atores, para que possam ficar à frente dessas ameaças avançadas”, comenta.

Segundo os dados levantados pela pesquisa, as detecções relacionadas ao criptominerador CoinHive ficaram em segundo lugar, com 14,31% das detecções, colocando o Brasil em terceiro lugar no mundo, acima da média mundial de 8,25%. Para conseguir invadir os sistemas de defesa os criminosos estão utilizando um malware sem arquivos, que fica mais escondido.

Santos informou que o próximo passo dos criminosos é atacar também dispositivos IoT, inclusive residenciais. Isso porque esses equipamentos têm uma potência computacional muito grande, o que os tornam alvos bastante atraentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *