GUIA AJUDA PEQUENOS EMPRESÁRIOS A ADERIREM A INDÚSTRIA 4.0 

Um guia produzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) busca auxiliar os pequenos empresários na hora se aderirem a indústria 4.0 e integrar o negócio físico ao digital. De acordo com a entidade, o uso de tecnologias como a internet das coisas, big data e inteligência artificial auxiliam no aumento dos lucros das empresas. 

O guia do Senai indica que é preciso que o pequeno empresário siga cinco passos para que consiga entrar nesse meio. O primeiro deles é a otimização, capacitando os funcionários para aderirem ao método e o segundo é o sensoriamento e conectividade, que é quando os técnicos serão capacitados para analisar dados em tempo real. 

O terceiro estágio é a visibilidade e transparência, aqui os dados que foram coletados no sensoriamento serão armazenados em uma nuvem e integrados aos demais indicadores da empresa. A seguir é hora de focar na capacidade produtiva, tecnologias como big data e inteligência artificial para auxiliar em possíveis testes. 

Por fim, a pequena empresa deverá passar por um processo de flexibilidade e adaptabilidade, para conseguir identificar e resolver problemas, sendo flexível à demanda. Nesse cenário o Senai acredita que os profissionais estarão preparados para a indústria 4.0. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *