INFLAÇÃO REGISTRADA EM MARÇO É A MENOR EM 24 ANOS

Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontam que a inflação para o mês de março ficou em 0,09%, menor porcentagem registrada desde 1994. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa terça-feira (10.04), e mostram que a inflação acumulada nos últimos 12 meses girou em torno dos 2,68%. 

Os números não apenas mostram que a o índice é bem menor do que foi registrado em fevereiro, quando a inflação ficou em 0,32%, como também a variação de 0,70% registrada nos primeiros três meses do ano é a menor desde a criação do Plano Real. Segundo Fernando Gonçalves, gerente da Coordenação de Índices de Preços ao Consumidor do IBGE, essa baixa na inflação reflete o desaquecimento da economia e a incerteza do cenário político do País. “Ainda há instabilidade econômica com desemprego [alto] e renda [baixa]. Algumas pessoas também estão inseguras em gastar“, ressalta.

De acordo com informações divulgadas pelo IBGE, a desaceleração da inflação se deve, principalmente, à queda de 15,42% nos preços das passagens aéreas, que impactaram também nos transportes em geral, que estão 0,25% mais baratos. Mesmo com os dados indicando um recuo de 0,19% no preço da gasolina, as despesas com ônibus urbanos subiram 0,74%. 

Dentre os itens que ficaram mais caros durante o mês de março, se destacam os planos de saúde, com alta de 1,06%, e preços das frutas, que cresceram 5,32%. Já as despesas com alimentação fora de casa aumentaram 0,52% e os preços dos alimentos para consumo em domicílio declinaram 0,18%. 

Apesar da inflação abaixo da meta prevista para o período, as expectativas dos analistas são de que ela termine 2018 em 3,53%, valor dentro do estipulado pelo governo. Após a economia encolher 3,5% nos dois últimos anos, o crescimento de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) deve alavancar, aos poucos, o crescimento do País. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *