INFLUÊNCIA DA CAMBRIDGE ANALYTICA MOSTRA O PODER DOS DADOS ONLINE

Especialistas alertam que tecnologias como a utilizada pelo Cambridge Analytica estão avançando rapidamente e nossos traços digitais serão cada vez mais utilizados para influenciar a realidade. Embora seja difícil medir a interferência que a Cambridge Analytica teve na eleição de Donald Trump, casos como esse continuarão acontecendo e seus efeitos certamente serão mais rápidos do que os formuladores de políticas podem responder. 

A terceira geração de segmentação de dados já está acontecendo e a mineração de dados, inteligência artificial, psicologia, marketing e economia serão cada vez mais centralizadas. Justin Hendrix, diretor-executivo do NYC Media Lab e David Carroll, professor da New School, apontam que dados pessoais de usuários estão espalhados pela internet legal ou ilegalmente. “Os dados empregados incluem conscientização de contexto, dados espaço-temporais e móveis, classificações de múltiplos critérios, dados de mídia social, recomendações de conversação e muito mais”, comentam. 

O pior cenário é que as tecnologias de segmentação avançadas sejam combinadas com novos métodos para gerar automaticamente conteúdo convincente. Hendrix e Carroll acreditam que nossos dispositivos ficarão melhores na detecção de expressões faciais, interpretação de fala e na análise de sinais fisiológicos. “Esses métodos se combinarão com um aumento exponencial do número de sensores de vigilância que introduzimos em nossas casas e comunidades, de assistentes de voz a dispositivos de internet das coisas que rastreiam as pessoas enquanto elas se movimentam”, afirmam. 

Os especialistas acreditam que é preciso que dados usados indevidamente sejam divulgados com transparência a fim de que possam ser melhor estudados, tendo seu impacto medido precisamente. Segundo eles, o futuro da democracia exige que imaginemos tecnologias como ameaças potenciais e que estabeleçamos formas de nos preservar perante o avanço digital. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *