INVESTIMENTO EM PROTEÇÃO DE DADOS É NECESSÁRIO, DIZ DIRETOR DO GOOGLE 

O diretor de Relações Institucionais do Google, Marcel Leonardi, afirmou, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que as empresas brasileiras do meio digital devem investir mais na proteção de dados pessoais dos seus clientes. Segundo ele, as empresas coletam muitos dados sem necessidade, o que acaba gerando um risco de vazamento de dados que sequer foram usados. 

“Qual a base legal que justifica essa coleta? Tem muita empresa que coleta o máximo que pode e, depois, vê o que faz. Nesse contexto, talvez seja conveniente não coletar”, indaga. 

Nesse cenário, Renato Opice Blum, coordenador do curso de Direito Digital e Proteção de Dados e Privacidade do Insper, disse que o Brasil enfrente problemas legislativos nessa questão. Mas, além disso, ele afirma que os usuários têm que se policiar e acabar com algumas atitudes que considerou como precipitadas. 

Hoje, todos temos nossos dispositivos móveis e fazemos atualizações automáticas dos aplicativos que, por natureza, tem bugs [falhas]. Quando consentimos algo na internet, temos que ter a mínima noção do que é consentir. Será que conseguiremos ter consciência e parar de clicar sem ler?”, finaliza. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *