JAPÃO TESTA VOTO PROTEGIDO POR BLOCKCHAIN

Informações divulgadas pelo jornal The Japan Times indicam que o governo do Japão está realizando testes para um sistema digital de votação que será protegido pela tecnologia de blockchain. Para o teste, foi escolhida uma situação de consulta à população em relação a projetos de ordem previdenciária na cidade de Tsukuba.

A votação ocorrerá de forma que o eleitor terá de inserir o seu cartão de identidade em um leitor que estará conectado a um computador onde os votos serão registrados. Desta forma, a tecnologia de blockchain visa a garantir que esses votos depositados no computador não sejam adulterados e nem lidos por pessoas que não estão autorizadas para tal.

De acordo com o prefeito da cidade, Tatsuo Igarashi, o temor era de que o sistema digitalizado fosse muito burocrático, mas acabou se mostrando mais simples do que as autoridades esperavam. Entretanto, o maior problema que foi registrado é que muitos japoneses esqueceram as suas senhas, que eram necessárias para a realização dos votos.

“Eu pensava que envolveria procedimentos mais complicados, mas descobri que eles são mínimos e fáceis”, comenta o prefeito.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *