MAIS DE 1 MILHÃO DE VEÍCULOS BRASILEIROS AINDA POSSUEM AIRBAGS MORTAIS

Os chamados “Airbags Mortais”, distribuídos pela empresa Takata, ainda estão presentes em mais de 1 milhão de veículos no Brasil. O escândalo veio à tona cerca de 5 anos atrás, quando acidentes de trânsito acabaram deixando 22 mortos e 180 feridos ao redor do mundo por falha nesse componente de segurança. 

O caso acarretou no maior recall da história, com um grande número de consumidores sendo convocados para substituição de peças pelos fabricantes.  No Brasil, mesmo sem ocorrências de acidentes envolvendo os airbags, cerca de 2 milhões de veículos, de 15 marcas diferentes, foram chamados para a reposição da peça responsável pelo mal funcionamento, contudo, apenas metade dos proprietários procuraram fazer a troca. 

O defeito do sistema de amortecimento de impacto se origina em uma peça chamada insuflador. Por causa de falhas na vedação da peça que armazena o gás que faz o airbag inflar, o dispositivo fica desconfigurado, acelerando seu funcionamento e, por consequência, lançado pedaços de metal contra o ocupante do veículo. Os danos causados pelo lançamento desses fragmentos foram comparados a facadas e até tiros.  

O recall é gratuito e pode ser feito a qualquer momento e até em carros mais antigos. Para saber se seu veículo possui os “airbags mortais” basta acessar o site da fabricante. No Brasil, foram convocados veículos das marcas Toyota, Honda, Chevrolet, Subaru, Ford, BMW, Nissan, Mitsubishi, Fiat, Volkswagen, Audi, Chrysler, Jeep e RAM. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *