OPERAÇÕES DENUNCIADAS POR LAVAGEM DE DINHEIRO EM FUNDOS SOMAM R$ 13 BILHÕES 

O relatório de Supervisão Baseada em Risco (SBR), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), indicou que apenas no segundo semestre do ano passado 945 operações suspeitas de lavagem de dinheiro foram denunciadas ao Sistema do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (SISCOAF), totalizando um valor que chega aos R$ 13,3 bilhões. As denúncias são referentes ao segmento de fundos de investimento e foram informadas por 37 participantes do mercado. 

Os números indicam uma evolução de 114% nos valores informados, com uma única instituição financeira sendo responsável por 70% das comunicações no período e por 66% do montante. O relatório da CVM também apontou que a quantidade de pareceres de auditoria com opinião modificada sobre fundos e investimento cresceu cerca de 115% ante o mesmo período de 2016. 

Em relação ao mercado de companhias, a entidade emitiu 442 mensagens relacionadas com atraso e não entrega de informações periódicas com quase dois terços delas sendo referentes à informes trimestrais. Durante o período também foram aplicadas 114 multas a companhias e dois processos administrativos foram sancionados. 

A CVM também informou que no último semestre do ano passado houve a verificação de 12 formulários de referência com objetivo de analisar a coerência entre as condições financeiras das empresas e a remuneração dos administradores, sendo que uma dessas companhias deverá apresentar ajustes para acionistas na próxima assembleia. Já sobre as informações de política de gerenciamento de risco dos Formulários de Referência, 13 empresas foram selecionadas para avaliação e 12 permanecem em análise.  

Além disso, demonstrações financeiras acompanhadas de relatório de auditoria com opinião modificada resultaram em 25 casos de supervisão no terceiro trimestre do ano, sendo que para 20 deles já havia sido adotado alguma medida em avaliações anteriores.  

O relatório completo pode ser acessado através do link:  http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/menu/acesso_informacao/planos/sbr/Relatorio_Semestral_julhodezembro_2017.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *