PEQUENAS EMPRESAS ADEREM AOS ROBÔS E AUTOMAÇÃO

As pequenas empresas estão buscando cada vez mais se enquadrarem na indústria 4.0 e tentando investir em tecnologia para se adequarem a transformação tecnológica. A vinícola Hugo Pietro, de Caxias do Sul (RS), por exemplo, possui apenas 50 funcionários e está investindo em dois robôs para facilitar o processo.

De acordo com Jonatan Baldus, gerente de projetos da vinícula, os robôs irão encaixotar garrafas de suco de uva, etiquetá-las e colocá-las em paletes. Para ele, essa decisão irá dobrar a produção e poderá criar ainda mais empregos. “Nossa expectativa é dobrar nossa produção. E vamos realocar seis funcionários para uma área de envase de vinho que vamos criar”, comenta.

Dados de uma pesquisa produzida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) indicou que a falta de conhecimento sobre a evolução tecnológica nas empresas é a principal causa do travamento nos negócios. Segundo as informações, 40% das pequenas empresas não conhecem o tema da indústria 4.0.

Para José Ricardo Roriz, presidente em exercício da Fiesp, a falta de automação das pequenas empresas tem afetado todo o mercado. “Se não há modernização na cadeia de suprimentos das empresas maiores, elas também têm dificuldades”, explica.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *