PESQUISA DIZ QUE COMPLIANCE É UTOPIA NAS EMPRESAS

Uma pesquisa realizada pela consultoria global da Protiviti indicou que a aplicação de um programa de compliance é utopia na maioria das empresas. De acordo com a Pesquisa Nível de Maturidade em Compliance 2018, 46% das organizações nunca realizaram o mapeamento de vulnerabilidades.

Segundo o relatório do estudo, embora as empresas tenham conhecimento da prática, ainda não se organizaram o suficiente para a implantação de um programa de compliance que realmente seja efetivo e evite fraudes e corrupção dentro da empresa. Com isso, os especialistas afirmam que o todo o dinheiro investido na prevenção e contenção desses problemas pode não estar sendo totalmente efetivo.

De acordo com Heloisa Macari, sócia-diretora da Protiviti, 51% dos participantes do estudo admitiram que é necessário fazer a diligência de seus fornecedores e terceiros para entender o histórico dos mesmos. “Há a consciência de que se o contratado cometer ilícito, a organização também poderá ser responsabilizada”, comenta.

Nesse cenário, ela afirma que existem pontos que considera importantes que estão sendo negligenciados ou implantados de maneira equivocada, como a Política Anticorrupção, Indicadores de Gestão, Red Flags Assessment de Riscos e desenvolvimento de Planos de Ação para Melhorias. “Saber onde estão os riscos e fazer a gestão constante deles, por meio de novas medidas, controles e treinamentos, é fator chave para a elevar o Nível de Maturidade em Compliance nas organizações brasileiras”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *