PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA CRIMES DE ÓDIO NA INTERNET

A Polícia Federal (PF) deflagrou na quinta-feira (10.05) uma nova operação, denominada Bravata, com o objetivo de combater crimes de ódio na internet. De acordo com informações do jornal O Globo, a operação investiga situações de racismo, ameaça, incitação ao crime e terrorismo.  

A operação iniciou no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Curitiba, incluindo também as cidades de Santa Maria, no Rio Grande do Sul e Vila Velha, no Espirito Santo. Em apenas um dia a PF já cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de mais seis suspeitos de envolvimento com um grupo que dissemina mensagens de ódio em fóruns e redes sociais. 

Uma das prisões preventivas realizadas é a de Marcello Vale Silveira Mello, um analista de sistemas curitibano que já foi condenado pelos mesmos crimes através da Operação Intolerância em 2012. Por meio de uma ordem de despacho que autorizou a prisão do analista, o juiz Marcos Josegrei afirmou que o acusado participava de um grupo conhecido como “Homens Sanctos”, que divulgava conteúdos de cunho racista e neonazista, além de incitar a violência contra negros, mulheres e homossexuais.  

“Trata-se de um interminável festival nauseante de agressões, impropérios e estimulação às mais diversas violações aos direitos humanos. Os envolvidos aparentam possuir o prazer mórbido de disseminar sandices a um número indeterminado de usuários do ambiente virtual, como se a sua repetição contínua ao longo dos anos as tornasse legítimas, aceitáveis ou passíveis de defesa”, disse em parte do documento. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *