PROGRAMA É CAPAZ DE TRANSPORTAR GOTAS D’ÁGUA

Um grupo de pesquisadores da Massachusetts Institute of Technology (MIT), liderado pelo cientista Udayan  Umapathi, encontraram um modo de transportar gotas d’água por caminhos individuais e precisos, como se fossem programadas para isso. A demonstração utilizou as gotas d’água em uma placa de circuito impresso, revestida com material pouco esmeril e uma trama de fios de cobre na parte superior. 

De acordo com o relatório do experimento, o campo elétrico existente na parte de cima da placa faz o fenômeno acontecer, ele permite que a forma das gotas seja alterada, fazendo com que elas se movimentem e até se fundam, de acordo com o que lhes for ordenado. Umappathi e seu grupo são especialistas no uso de materiais reconfiguráveis por meio de computação, os chamados Átomos Radicais. 

Uma das principais utilidades do protótipo é na área de pintura, já que existe a possibilidade de criar cores específicas ao controlar gotas com tonalidades diferentes. Umapathi afirma que para selecionar a cor que se deseja é preciso apenas tirar uma foto com o celular. “Neste caso específico, a informação de que as gotas carregam é a cor por si só. A tecnologia acaba sendo integrada a um objeto pequeno e real “, diz. 

Outros testes também foram realizados para além das cores, como exemplo o grupo destacou um jogo em que o usuário pode controlar gotas para movimentá-las e capturar outras e também um espelho capaz de mostrar o que está sendo desenhado em uma superfície com vapor de água. Além disso, a tecnologia poderia auxiliar processos farmacêuticos na hora de manipular quantidades pequenas de líquidos, diminuindo os custos da operação. 

Os testes foram caracterizados como demonstração e ainda não existem protótipos construídos de algumas experiencias. Não há uma previsão para o lançamento da tecnologia para o mercado. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *