QUATRO BANCOS CONCENTRAM 80% DAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO

O Relatório de Estabilidade Financeira (REF), divulgado na terça-feira (17.04) pelo Banco Central (BC), aponta que Bradesco, Itaú, Caixa e Banco do Brasil concentram 78,51% das operações de crédito no Brasil. Os números são referentes ao encerramento de 2017 e estão sendo  apontadas pelos economistas como um dos motivos para que as taxas de juros cobradas não estejam caindo na mesma velocidade que o Selic.  

Essas instituições financeiras também controlam, juntas, um total de 72,69% dos ativos e 76,35% dos depósitos. O Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH), que mede a concentração econômica, indica que o crédito brasileiro está em 1.741, o que representa uma “concentração moderada”, mas vale ressaltar que os números estão quase chegando a 1.800, o que significaria uma “elevada concentração”. 

Durante a apresentação do REF, o diretor de Fiscalização do BC, Paulo Souza, que afirmou que a instituição está tomando medidas para controlar o spread possa cair rapidamente. “Logicamente, um dos componentes do spread é o próprio custo de captação. Neste ponto, a própria redução da Selic (hoje em 6,50% ao ano) ajuda bastante”, aponta ele. 

Moura informou também que haverá mudanças nas parcelas dos depósitos que os bancos precisam indicar ao BC e que é esperado a aprovação do projeto do novo cadastro positivo, que está tramitando no Congresso. Segundo ele, através do cadastro será possível estabelecer um ranking em que bons pagadores terão vantagens e direito a taxas de juros mais baixos. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *