REFORMAS PODEM FAZER O PIB PASSAR DE 3%, DIZEM ESPECIALISTAS

Economistas afirmam que o novo governo pode fazer o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil passar de 3% já em 2019 caso efetue as reformas, principalmente da previdência e acelerar as privatizações. Segundo o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, a única dúvida dos especialistas é se o Governo Bolsonaro conseguirá movimentar o Congresso Nacional a seu favor.

“O grande calcanhar de Aquiles do Bolsonaro é a reforma da Previdência. Se ele conseguir passar uma reforma ampla e continuar as micro reformas encaminhadas pelo governo Temer, teríamos chance de um crescimento forte ano que vem, acima de 3%”, afirma.

Atualmente, o provável cenário para o ano que vem é de um PIB que vai crescer de 2,2% a 2,5%, caso nenhuma movimentação seja feita no governo. Alessandra Ribeiro, sócia da Tendências Consultoria Integrada, acredita que será muito difícil que o Jair Bolsonaro consiga alcançar mudanças significativas nessas questões. “O ponto mais sensível do cenário do governo Bolsonaro é a questão da governabilidade”, completa.

Para o ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman, existe uma possibilidade de o PIB crescer ainda mais do que os seus colegas vem afirmando, mas acredita ser uma possibilidade remota. “Se conseguisse fazer isso (reforma da Previdência e redução da dívida pública), a economia poderia crescer de 3% a 3,5% em 2109. Mas não acho que isso vá acontecer”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *