REVISÃO DO INSS CORTOU 74% DOS AUXÍLIOS-DOENÇA

Os números divulgados pela Previdência Social indicam que sete em cada dez pessoas tiveram seu auxílio-doença cortado após passar pela revisão, o que indica um percentual de 74% dos casos. A segunda etapa do pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durou 20 dias e resultou no corte de 44,4 mil benefícios, 43% do total das 103,2 mil perícias.

Dentre as revisões realizadas, 33,5 mil eram de auxílio-doença e 69,7% de aposentadoria por invalidez que teve 19,4 mil benefícios cortados, 28% do total. A meta do INSS é reavaliar 1,2 milhão de benefícios neste ano, destes, 273.803 são de auxílio-doença e 995.107 de aposentadorias por invalidez.

Passam pelas revisões segurados que recebem auxílio-doença há mais de dois anos e pessoas que rebem aposentadoria por invalidez, tem menos de 60 anos e estão há mais de dois anos sem realizar perícia. Ficam de fora desse pente-fino pessoas que tem mais de 60 anos e quem tiver 55 anos e recebe o benefício há pelo menos 15 anos. O programa de revisão começou em agosto de 2016 e a segunda fase aconteceu entre 1º e 20 de março.

A terceira fase de revisões do INSS já começou com a convocação de 94 mil pessoas que recebem auxílio-doença ou se aposentaram por invalidez. A lista foi publicada na sexta-feira (23.03) na Seção 3, entre as páginas 121 a 367 do Diário Oficial da União (DOU) e pode ser baixada através da página do Ministério de Desenvolvimento Social.

Os convocados têm um prazo de 20 dias para agendar a perícia do processo de revisão que pode ser feita até dia 13 de abril através da Central de Atendimento da Previdência Social pelo telefone 135. Aqueles que não marcarem ou não comparecerem à perícia dentro de 60 dias, terão o benefício cancelado.

O governo espera economizar cerca de R$ 15,7 bilhões ao longo do programa de revisão de benefícios. Até o momento os cortes renderam R$ 5,8 bilhões aos cofres públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *