REVOLUÇÃO DIGITAL PODE ACABAR COM ALGUMAS PROFISSÕES

Um estudo do Instituto Sapiens indicou que cinco profissões estão sendo ameaçadas de extinção depois do surgimento da chamada revolução digital. De acordo com o estudo, mais de dois milhões de pessoas correm o risco de ver seus empregos desaparecerem nos próximos anos.

Dentre os empregos que poderão ser extintos estão aqueles da área de contabilidade, caixas de lojas e supermercados, funcionários de bancos e seguradoras, secretárias e agentes de manutenção. De acordo com Erwann Tison, economista e diretor do instituto, a intenção do estudo não é alarmar a sociedade, pelo contrário, é buscar alternativas para fazer essas profissões se adaptarem o meio digital.

“Quisemos mostrar que cinco profissões estão à beira da extinção, causada pela chegada de alternativas tecnológicas. É preciso encontrar, de forma coletiva, soluções para poder acompanhar essas pessoas na reconversão profissional”, explica.

Além disso, ele diz que atitudes de adaptação e atualização devem ser tomadas pelos cursos e empresas desde já, a fim de evitar que a população sofra um impacto muito grande me um futuro próximo. Segundo ele, as universidades brasileiras deveriam se aprofundar em temas tecnológicos em todas as faculdades, e não manter apenas o currículo das disciplinas bases.

“As consequências da revolução digital são reais e precisam ser levadas a sério desde já. Se não fizermos isso, não conseguiremos antecipar as mudanças que já estão acontecendo. Isso pode ser um desastre para uma grande parte da população”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *