TENDÊNCIAS PARA STARTUPS EM 2018

Quem sonha em empreender em tecnologia através de uma startup sabe que terá que lidar com uma série de incertezas de mercado. Para levar essa ideia adiante e ter sucesso econômico é preciso estabelecer quatro pontos principais em sua criação: formalização, planejamento, investimentos e tendências, aponta um especialista na matéria.

A startup já começa como um negócio de risco que possui grande possibilidade de crescimento. Segundo José Aronchi, consultor do Sebrae de São Paulo, o processo de criação das startups tem que ser bem pensado já na formalização, que é inevitável, pois pessoas serão contratadas e impostos pagos. “Abrir uma empresa de forma tradicional, indo na junta comercial e fazendo o registro não pode ser uma condição para a startup, porque ela nem sabe se a ideia irá dar certo. Esta linha entre o tradicional e as empresas de tecnologia ainda está sendo delineada”, afirma o especialista.

O próximo passo é o planejamento que consiste em aperfeiçoar a proposta, a modelagem do protótipo e a pivotagem. O consultor explica que esse é uma parte fundamental do projeto e está ligado diretamente aos investimentos porque existem diversas instituições interessadas em apostar nos negócios inovadores, mas elas não recebem projetos bem desenvolvidos. “Não se abre uma startup sem antes conversar com o seu cliente e mostrar seu protótipo”, argumenta.

Para finalizar, é preciso estar atento às tendências do mercado. Atualmente as tecnologias wearable ou “tecnologias vestíveis”, estão ganhando espaço com relógios, pulseiras e óculos inteligentes. Aronchi também acredita que o setor da inteligência artificial precisa ser observado, já que está conquistando espaço através de suas constantes inovações.

Esses temas são discutidos amplamente na Feira do Empreendedor SP 2018, que contará com a 6º edição do Startup World, um espaço destinado completamente à economia criativa e colaborativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *