UM TERÇO DOS CONSUMIDORES NÃO SE ATENTAM ÀS TARIFAS DO CARTÃO

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indicou que um em cada três clientes ignora o valor da tarifa do cartão. Além disso, o Indicador de Uso do Crédito revelou também que 74% pagaram o valor integral da fatura.

Além disso, 42% dos consumidores recorreram a algum tipo de crédito em agosto. Nesse cenário, o cartão de crédito foi a modalidade mais citada, sendo mencionada por 35% dos entrevistados, seguido por crediário, com 9%, o limite do cheque especial (7%), e os empréstimos (6%).

Segundo o levantamento, metade dos tomadores de empréstimos e financiamentos atrasaram o pagamento da dívida em algum momento, sendo que 21% ainda estão com prestações pendentes. 55% dos consumidores alegaram que pretendem diminuir as despesas, 6% sinalizaram manter o mesmo nível de gastos, enquanto 5% disseram que irão gastar mais.

A pesquisa mostrou que oito em cada dez consumidores estão no limite do orçamento e, destes, 38% estão no vermelho. 50% citaram a alta nos preços como principal motivo, 25% a queda na renda, 23% a perda do emprego e 13% descontrole dos gastos.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *