VAREJO GAÚCHO CRESCE 8,6% NOS 12 ÚLTIMOS MESES

Dados divulgados  na quinta-feira (12.04), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o varejo gaúcho teve o terceiro maior crescimento do País, acumulando uma alta de 8,6% nos últimos 12 meses. O número de vendas fica atrás apenas do Amazonas, com 9,1%, e de Santa Catarina, onde os índices registraram crescimento de 14,2%. 

O crescimento das vendas no Rio Grande do Sul vem superando a média nacional, em fevereiro, por exemplo, enquanto o estado registrou aumento de 0,4%, o Brasil teve uma queda de 0,2%. O estado foi sim atingido pela crise econômica que iniciou em 2014, mas os números demonstram que o consumidor está mais otimista e começando a resgatar hábitos de consumo, o que indica que a tendência é de que as vendas aumentem ainda mais, impulsionadas pela queda nos juros básicos.

O IBGE também divulgou que o volume de vendas no estado aumentou 10% em fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2017.  No entanto, os comerciantes ainda tem muitas incertezas sobre as vendas durante os próximos meses, já que as eleições de outubro inspiram preocupações referentes a instabilidade econômica que ameaça retornar caso o cenário político do País não se mantenha sólido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *