Uma reportagem do site Fast Company, listou uma série de dicas de rotina para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho. Isso porque, de acordo com Maria Popova, fundadora da Brain Pickings, é preciso desenvolver alguns rituais para tornar o dia mais produtivo.

“Enquanto a rotina visa tornar o caos da vida cotidiana mais contido e controlável, o ritual visa imbuir o mundano com um elemento do mágico. A estrutura da rotina conforta-nos e a especialidade do ritual nos vitaliza”, afirma.

A primeira dica é observar o que funciona para cada um, sem comparar sua rotina com a de outras pessoas que alcançaram um certo nível de sucesso, mas focando em suas próprias habilidades, nada adianta acordar as 5 horas da manhã para adiantar o trabalho se você é mais produtivo a tarde, por exemplo. A segunda dica para aumentar ou manter a sua produtividade é proteger o tempo, como por exemplo deixar as tarefas que requerem mais atenção e cuidado reservadas para o momento do dia em que você lida com menos interrupções.

Por último a reportagem explica que é preciso conhecer os seus próprios rituais, que são aquelas atividades simples que você acaba repetindo todo o dia, elas ajudam a manter-se sob controle e ter a sensação de que tudo está funcionando perfeitamente. Pesquisas indicam que rituais ajudam no autocontrole e aliviam tensão, ansiedade e estresse.

Deixe uma resposta

Fechar Menu