A exposição indevida de dados confidenciais pode ser considerada um problema de falta de gestão, segundo informou Luiz Pessol, Technical Account Manager da Claranet Brasil. De acordo com ele, em um artigo publicado no portal especializado itforum.365.com.br, a falta de gestão da nuvem pode trazer grandes prejuízos para as corporações, como custo elevado de manutenção e falhas de segurança. 

“Nos últimos dias, alguns veículos especializados em segurança deram visibilidade a uma revelação feita por Ben Morris, um analista da empresa de segurança Bishop Fox, durante a conferência de segurança DefCon 2019. O executivo apresentou um estudo que mostra como empresas, startups e governos estão, inadvertidamente, vazando seus próprios arquivos na nuvem”, comenta. 

Para explicar isso, ele afirmou que segundo Morris, os backups de certas companhias estão vazando centenas de informações sigilosas de clientes, com dados como chaves de acesso, credenciais administrativas e códigos-fonte de certas aplicações. “De fato, a falta de gestão do ambiente de nuvem pode trazer grandes prejuízos para as corporações, como custo elevado de manutenção e falhas de segurança relacionadas a configuração das soluções”, completa. 

“A partir do momento em que uma empresa inicia sua jornada pelo cloud computing,  é importante que seja implementada a governança do ambiente, além da definição de padrões e automatização do máximo de suas implantações para evitar erros nas configurações de segurança”, conclui. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

Fechar Menu